Revelando Vida Para Todos

Revelando Vida Para Todos
Revelando Vida Para Todos

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PÁSCOA

PÁSCOA – CELEBRAÇÃO ATEMPORAL, COMEMORAÇÃO DE UMA LIBERDADE EMINENTE

No inicio desse mês tivemos o feriado de Páscoa, inúmeras vezes fomos lembrados pelos comerciais na TV sobre essa data, eles insistem nas delícias dos ovos de chocolate e fofura dos coelhos.

Voltando os olhos para a história, e especialmente para a Bíblia, vemos que a primeira celebração de Páscoa, tratou-se de uma acanhada refeição realizada às pressas pelos hebreus a fim de cumprir uma ordenança do Senhor. Essa refeição antecedeu a décima praga do Egito (morte dos primogênitos) e o êxodo desse povo.

A Páscoa pode ser considerada como uma oportunidade, renovada anualmente, de redescobrirmos o valor e a beleza da liberdade. A palavra hebraica para Egito, Mitzraim, pode ser traduzida por “inibições” ou “restrições”: metzarim. Todos nós combatemos inibições interiores e exteriores. Impulsos e sentimentos doentios como medo, vergonha, culpa, ressentimento, inveja, animosidade e amargura podem nos escravizar. Podemos ainda, carecer da habilidade de amar, sonhar, chorar e relaxar nossas defesas. Neste sentido, todos nós nos encontramos num ou noutro tipo de “Egito”.

Conquistar a libertação de sentimentos ou situações pode até ser rápido, porém incorporar/aceitar a idéia de liberdade tarda mais tempo, ela é resultante de um processo de amadurecimento onde é necessário atravessar o mar, e depois o deserto, para ir em busca do sonho, como assim aconteceu com o povo hebreu.

Indo além, a primeira celebração da Páscoa apontava para a liberdade eminente que ocorreria no dia seguinte, para os dias de hoje, também podemos considerar a Páscoa como uma festa que celebra à nossa libertação vindoura e transcendente que nos tirará do chronos e nos conduzirá à Terra Prometida.

Lilian Augusto Monteiro Lima


----*****----


Ontem, domingo foi o chá do João Pedro.

Foi muito bom.

Estivemos ali em muitas mulheres, algumas vizinhas e seus respectivos maridos (claro que ficaram a parte assistindo futebol e só vieram para os comes)

Pudemos abençoar sua família.

Parabéns ao Wellington, Marcela, Fernanda e João Pedro, pela família linda que vocês são.


----*****----




Nenhum comentário:

Postar um comentário